Se rodeie de pessoas que fazem bem para a sua saúde mental

Perestroika
3 min readJun 21, 2021

--

Somos seres sociais, dividimos nossas vidas com as pessoas, nossas alegrias e nossas dores. Mas por vezes, abrimos nossos sentimentos para alguém que não retribui o mesmo cuidado e responsabilidade emocional conosco. E outras vezes, nós mesmos causamos mal a alguém que confiou seus sentimentos a nós. Somos seres humanos, sentimos e choramos, erramos e acertamos, e, ninguém está livre de ter comportamentos tóxicos. No entanto, o que faz de você uma pessoa melhor é exatamente olhar para esses comportamentos prejudiciais e mudá-los para não nos prejudicarmos mais a nós mesmos e aos outros. E, o mais importante, quando identificamos que alguém não está fazendo bem a nossa saúde mental, precisamos ter a coragem de nos afastar dessa pessoa e não se sentir culpado por encerrar alguns ciclos que não nos fazem bem.

Nossa saúde mental é o nosso bem mais precioso. O cuidado com nós mesmos é uma atividade diária, que requer estudo e autoconhecimento. Sem saúde mental não conseguimos trabalhar, nos relacionar, cuidar de nós mesmos ou dos outros. Infelizmente, ainda existem muitos tabus quando se fala em saúde mental. Muitas pessoas pensam que não precisam de ajuda, que isso é desperdício de tempo, ou, até mesmo, possuem medo e vergonha de falar sobre suas emoções e sentimentos, achando que isso é algum tipo de luxo.

Mas é fato que o adoecimento mental existe e é um risco a todos nós seres humanos. Adoecer mentalmente não é de forma alguma um sinal de fraqueza, que você não é bom ou que é inferior aos outros, pelo contrário, demonstra que você foi forte, aguentou enquanto pode, mas que agora precisa de ajuda.

Dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que, nos próximos 20 anos, a depressão deve se tornar a doença mais comum do mundo, afetando mais pessoas do que qualquer outro problema de saúde, incluindo câncer e doenças cardíacas.

Atualmente, mais de 450 milhões de pessoas são afetadas diretamente por transtornos mentais, a maioria delas nos países em desenvolvimento, segundo a OMS. As informações foram divulgadas durante a primeira Cúpula Global de Saúde Mental, realizada em Atenas, na Grécia em 2009.

Nesse cenário tão desconcertante é muito importante que aprendamos a cultivar nossos relacionamentos saudáveis. Precisamos manter por perto aquelas pessoas que nos fazem sentirmos amados e acolhidos. Quando duas pessoas decidem dividir os momentos juntos é preciso que ambas tenham responsabilidade emocional uma com a outra. Uma relação tóxica, seja um namoro ou uma amizade, pode acabar com a nossa saúde mental e causar danos que podem levar anos e várias sessões de terapia para curarmos.

Por isso, o mais importante é se preservar, e, por vezes, mesmo que seja difícil, se faz necessário se afastar de algumas pessoas ou hábitos que não nos fazem bem. Para que novas pessoas e oportunidades apareçam nas nossas vidas, precisamos liberar os espaços entupidos com dores e frustrações. Valorize aqueles que te valorizam de verdade e cultive o amor próprio acima de tudo. Nossa saúde mental não tem preço, então, não aceite menos do que alguém que faça você se sentir a pessoa mais maravilhosa do mundo.

--

--